Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Sem Comentários

Conteúdo do artigo

Cofre de senhas: Os dados privilegiados da sua empresa estão protegidos?

Informações do artigo

  • 232
  • Cofre de senhas, Importância do uso do cofre de senhas,

Estamos em uma era tecnológica, na qual as senhas privilegiadas de uma organização são consideradas ativos valiosos. Essas senhas armazenam informações estratégicas da empresa e, por isso, proteger essas informações torna-se uma prioridade.

É relevante salientar que o prejuízo financeiro em decorrência de invasões pode ser milionário, além de afetar a imagem da empresa, como ocorreu recentemente com o Facebook.

Assim, é necessário gerir esses acessos de forma mais segura e impessoal. Para isso, existe uma solução conhecida como cofre de senhas, que é o assunto do nosso post de hoje. Com este conteúdo você vai entender o que é cofre de senhas, qual a sua importância, quais benefícios ele pode trazer para a sua empresa e como deve ser implementado. Boa leitura!

O que é cofre de senhas?

Uma infraestrutura de TI controla uma grande quantidade de informações e senhas de acesso a diferentes sistemas que estão continuamente sob o alvo de ataques internos e externos. Para simplificar essa complexidade e focar na segurança da parte estratégica desses acessos, existe uma solução conhecida como cofre de senhas.

O cofre de senhas é basicamente um repositório, um software que gerencia as senhas privilegiadas de uma organização. Ele centraliza todas as informações privilegiadas da empresa em um ambiente seguro, semelhante a um cofre, porém virtual.

É relevante destacar que o cofre de senhas deve ser implantado juntamente com um sistema de gerenciamento que adota várias camadas de proteção para as credenciais. É uma solução 100% automatizada, livre de intervenção humana.

Com esse cofre, poucas pessoas tem acesso aos conteúdos e, para isso, precisam de uma permissão do sistema. Dependendo do porte e segmento da empresa, essa solução pode variar desde modelos mais simples até modelos mais complexos.

Quais são os riscos em não utilizar um cofre de senhas?

O gerenciamento de identidades privilegiadas é um dos maiores desafios das organizações contemporâneas. Ainda existe muita dificuldade em controlar adequadamente o uso de identidades privilegiadas, ainda mais se considerar que os mecanismos de invasão se desenvolvem rapidamente.

Assim, quem não protege seus dados pode se deparar com os seguintes riscos:

Esses problemas geram danos irreversíveis que prejudicam a reputação da empresa, sem falar das perdas financeiras.  Recentemente, a multinacional Coca-Cola passou por apuros , quando dados de pelo menos 8 mil funcionários foram expostos por um roubo de disco rígido.

Além disso, como as senhas são pessoais, a empresa fica dependente de seus funcionários. Em casos de ausências, demissões ou até falecimento de pessoas que mantém esses acessos, é preciso uma mudança geral nos sistemas, o que gera transtornos operacionais que poderiam ser evitados com o cofre de senhas. Conheça agora os benefícios de implantar essa solução!

Quais são os benefícios do cofre de senhas?

O cofre de senhas traz benefícios imediatos e outros de longo prazo às organizações. O primeiro deles é a segurança em um nível superior de informações valiosas. Uma vez implementada, a ferramenta mitiga riscos e protege a empresa de ameaças.

Com o cofre de senhas é possível monitorar e rastrear o uso das credenciais, armazenar as atividades de usuários remotos, controlar o acesso aos servidores, além de permitir uma auditoria detalhada, com a possibilidade de acompanhamento em tempo real, fluxos de aprovação para obtenção de acessos e integração com aplicações internas e em nuvem.

Outro benefício trazido por essa solução é que as senhas se tornam desconhecidas, ou seja, os usuários não tem acesso a elas. Isso já impede vários constrangimentos causados por perdas de senhas anotadas em post-its, ou armazenadas em planilhas

eletrônicas. Não podemos esquecer que também evita problemas com as senhas padrão, ou senhas de fábrica, que são verdadeiros vetores de ataques.

Outra vantagem é que não é necessário fazer a troca contínua dos acessos, uma vez que o próprio sistema passa a fazer isso automaticamente, já que possui um ciclo de alteração de senhas.

A empresa que adota o cofre de senhas também fica alinhada às boas práticas de gestão das credenciais privilegiadas, o que ajuda muito nas auditorias. Em longo prazo, vê-se uma mudança na cultura da organização, com uma nova mentalidade em relação à segurança das informações.

Como ocorre a implementação?

O foco do cofre de senhas é gerenciar 20% das informações que poderiam comprometer 80% do ambiente organizacional. Assim, a implementação é bem direcionada e ocorre sem prejudicar os fluxos operacionais da empresa e sem alterar a forma de trabalho das equipes.

Isso quer dizer que a implantação não afeta o trabalho da empresa, e nem causa qualquer impacto significativo ou radical no ambiente. Essa informação é bem animadora, não é mesmo? Agora vamos falar um pouco sobre como o cofre de senhas funciona na prática.

Como funciona na prática?

Para você que ainda está em dúvida sobre o funcionamento da ferramenta, vai entender melhor agora. O cofre de senhas funciona por meio de múltiplas camadas de segurança embutidas. Assim, quando um usuário privilegiado precisa do acesso, ele deve acessar ao console do sistema, que fará a solicitação.

Após passar por um processo de aprovação, ele receberá uma senha administrativa. Essa senha, que é extraída em tempo real do cofre, é auditada em cada uma das sessões e só é válida para finalidades específicas de cada sessão.

Com a manutenção do ambiente, o sistema vai reiniciar a senha administrativa e assim nenhuma pessoa poderá ter conhecimento dela. Toda a intervenção realizada por qualquer usuário privilegiado será documentada e rastreada.

Agora que você já sabe o que é cofre de senhas e quais os benefícios que essa solução pode trazer para a sua empresa, não perca mais tempo! Organizações de sucesso já implementaram esse projeto. Então, comece agora mesmo a proteger as informações empresariais mais valiosas e fique livre de ameaças!

Você curtiu este post sobre cofre de senhas? Lembrou-se de alguma experiência? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Menu voltado para os artigos