Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Vírus que imita o WannaCry tem como alvo dispositivos com Android

Informações do artigo

  • 45
  • Android, Vírus, WannaCry,

O sucesso recente do WannaCry gerou algumas cópias, e uma delas é uma espécie de evolução do SLocker, um malware conhecido há anos e que infecta dispositivos com Android.

Segundo a Trend Micro, o ransomware vem ganhando novos poderes desde que ressurgiu, em maio. Agora, ele tem características mais próximas ao WannaCry, como a criptografia dos arquivos de um smartphone e o uso da rede TOR para garantir o anonimato das comunicações dos aparelhos infectados.

A nova versão do SLocker foi encontrada dentro de um app feito para trapaças no jogo “King of Glory” chamado King of Glory Auxiliary.

Assim que o dispositivo é infectado com o malware, o SLocker vasculha o Android em busca de arquivos que tenham sido baixados da web e criptografa eles, deixando dados de funcionamento do sistema livres para que o Android continue rodando. Com os arquivos do usuário bloqueados, o malware exige um pagamento para liberar o acesso aos dados.

Mas não há motivo para pânico: a Trend Micro diz que ferramentas que inibem os efeitos do SLocker já foram publicadas, e aparelhos infectados pelo ransomware podem ser facilmente desbloqueados. Além disso, cinco dias após o ressurgimento do malware, uma pessoa foi presa na China apontada como responsável por ele, o que deve dificultar a disseminação do golpe.

Menu voltado para os artigos