Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Vale a pena comprar um mouse sem fio? Veja prós e contras

Informações do artigo

  • 18

Comprar um mouse sem fio pode ser uma boa decisão na maioria dos casos. Mas, nem sempre é tão fundamental para o perfil de muitos usuários e, talvez, o valor pago a mais para adquirir um modelo wireless, pode ser investido melhor em um outro com fio e mais tecnológico.

Neste artigo, iremos mostrar os prós e contras de um mouse wireless, e assim ficará mais fácil descobrir se realmente esse acessório é um bom investimento para você.

Vantagens

  • Praticidade
  • Os mouses wireless adicionam mais praticidade ao seu dia a dia, especialmente se você trabalha no computador. Você pode mudar facilmente a posição do mouse sem se preocupar com o fio, pode trabalhar à distâncias maiores, dentre outras facilidades.

    Não raro encontramos no mercado modelos de mouse sem fio que conseguem captar o sinal mesmo à 15 metros de distância. Dessa forma, se você for fazer alguma apresentação no trabalho ou na faculdade, por exemplo, um mouse wireless acaba sendo muito mais prático, em todos os sentidos.

  • Portabilidade
  • O mouse sem fio é muito mais fácil de ser transportado para outros lugares. Como ele não tem fio, basta pegar o mouse e o dongle USB e guardá-lo na bolsa, mochila, pasta, etc. Dependendo do modelo, ele é bem pequeno e pode caber em praticamente qualquer lugar vago da sua mochila ou bolsa. Nada de ter que ficar enrolando o fio antes de levar o mouse para outro lugar.

  • Organização
  • Sua mesa ficará um pouco mais organizado com um mouse wireless. Afinal de contas, é um fio a menos para emaranhar atrás da sua mesa e acumular poeira. Se você usar um kit de teclado e mouse sem fio, serão dois cabos à menos e uma mesa mais limpa e mais organizada.

Desvantagens

  • Menos precisão (à depender do modelo)
  • Sim, os mouses com fio possuem uma maior precisão (DPI) do que os modelos wireless. Porém, já existem mouses sem fio de alto desempenho e que possuem até mais DPIs que alguns com fio.

    Tudo vai depender do modelo que você comprar. Quanto mais barato, mais as chances daquele mouse ter um desempenho menor. Entretanto, se você não é um gamer competitivo, não há tanta necessidade de se preocupar com a precisão exata do mouse.

  • Preocupação com pilhas e carga da bateria
  • Há dois tipos de mouses wireless: os que usam pilha e os com bateria. A grande maioria usa pilhas. Assim, você sempre terá a preocupação de trocar as pilhas a cada determinado período de tempo. Geralmente, elas duram de 3 a 6 meses, variando de acordo com o modelo e o seu perfil de uso.

    Alguns modelos possuem uma bateria interna, que precisa ser recarregada constantemente. Portanto, essa é uma preocupação que você sempre terá, independente do modelo ou valor do mouse wireless.

  • Interferência
  • Dependendo dos dispositivos que você tenha na sua casa ou escritório, pode acontecer do sinal do mouse wireless sofrer alguma interferência e, assim, prejudicar o desempenho do periférico.

    Aparelhos como telefones sem fio e roteadores wireless são potenciais causadores de interferências no sinal de seu mouse sem fio, embora estes casos sejam mais raros de acontecer.

E então, vale a pena?

Em nossa opinião, sim. Especialmente se você trabalha várias horas no computador e/ou se desloca constantemente. Um mouse wireless traz mais praticidade, organização e facilidade ao seu dia a dia. Em raras situações que um mouse com fio é mais apropriado, como, por exemplo, se você for um gamer competitivo e que precisa de cada DPI que seu mouse pode oferecer para se sair bem no jogo ou se seu computador fica sempre no mesmo lugar e aí não há necessidade de se preocupar com pilhas e bateria.

Fonte: TechTudo

Menu voltado para os artigos