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Estudo relaciona uso de mensagens instantâneas a aumento de produtividade

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Os dados do levantamento realizado pelo MIT servem para ilustrar a importância do CIO ter uma mente aberta à utilização de novas ferramentas de comunicação.

Eu não posso dizer se produtividade foi uma palavra-chave há dez anos, quando os salários eram gordos e os recursos abundantes. Mas isso está bem longe da atual realidade, na qual a maior parte das organizações trabalha com equipes e orçamentos reduzidos.

Nesse cenário, o surgimento das redes sociais e outras formas de comunicação, como e-mail e sistemas de mensagens instantâneas, criaram um grande desafio à produtividade das organizações, uma vez que roubam a concentração e o tempo dos profissionais. Bem, pelo menos essa era a crença tradicional.

Jeniffer Darr*

O MIT (Massachussets Institute Technology) – um dos mais reconhecidos institutos de tecnologia dos Estados Unidos – apresentou um estudo que mostra o contrário. No levantamento, realizado com a fabricante IBM, pesquisadores das duas empresas descobriram que as mensagens instantâneas e outras formas de comunicação virtual aumentam o nível de produtividade dos profissionais.

No levantamento, os pesquisadores analisaram o tráfego de e-mails e monitoraram as listas de amigos virtuais, bem como as redes sociais acessadas por 2,6 mil consultores da IBM, ao longo de 12 meses. Eles compararam os padrões de comunicação dos profissionais com a performance deles. E chegou-se à conclusão de que, em média, as pessoas que mantinham comunicações constantes na internet obtiveram uma receita 588 dólares mensais mais alta do que os demais.

Em particular, o estudo descobriu que os profissionais que se comunicam com mais frequência com seus chefes por sistemas de mensagens instantâneas tendem a ser mais produtivos.

Os debates em torno do uso dos recursos de mensagens instantâneas – e como isso afeta o trabalho das pessoas – não deve parar por aí. Mas o estudo serviu para ilustrar a importância do CIO ter uma mente aberta. No geral, quando se discute os pontos de dor ou as lacunas de suporte da área de TI, o líder do departamento raramente fala sobre a necessidade de ter um forte suporte a dispositivos móveis de comunicação.

Quando pergunto como os clientes do CIO buscam por esse tipo de suporte, a resposta mais comum é “eles fazem isso por conta própria” ou “a demanda é muito baixa para justificar investimentos.”

Assim, permanece o dilema. Esse recente estudo prova que o uso de ferramentas para comunicação instantânea e dispositivos móveis – ou qualquer aplicação que permite acesso online – podem melhorar a produtividade das equipes, mas os líderes de TI não acreditam que investir em um suporte a esse ambiente faça sentido ou seja algo necessário.

* Jennifer Darr é consultora nas áreas de TI e negócios

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