Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Tentativas de golpes com páginas de internet falsas crescem 89% em relação ao 1º trimestre

Informações do artigo

  • 43

“As páginas falsas continuam a representar mais da metade das notificações de tentativas de fraude recebidas pelo CERT.br

Os golpes na internet que utilizam páginas falsas de instituições financeiras e sites de comércio eletrônico – ataque conhecido como phishing – tiveram um aumento de 89% nas notificações em relação ao primeiro trimestre de 2012, segundo dados divulgados pelo CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).

Houve ainda crescimento de 4% no número de notificações de páginas falsas não relacionadas a serviços financeiros ou comércio eletrônico, quando comparadas ao primeiro trimestre de 2012. No entanto, o número de notificações recebidas foi cinco vezes maior que no segundo trimestre de 2011.

“As páginas falsas continuam a representar mais da metade das notificações de tentativas de fraude recebidas pelo CERT.br”, alerta Cristine Hoepers, Gerente do CERT.br.

Já notificações referentes a “cavalos de Troia” (trojans), programas maliciosos que são instalados silenciosamente nos computadores e roubam informações como logins e senhas representaram 31% das notificações de tentativas de fraudes e cresceram 43% em relação ao primeiro trimestre de 2012 e 49% em relação ao segundo trimestre de 2011.

Já as notificações sobre ataques a servidores Web cresceram 11% em relação ao trimestre anterior e 176% em relação ao mesmo período de 2011. Esses ataques têm relação com outros golpes: os cibecriminosos exploram vulnerabilidades em aplicações Web para hospedar nessas páginas falsas de instituições financeiras, “cavalos de Troia”, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web e scripts para envio de spam ou scam.

Fonte: Uol Notícias – Tecnologia

Menu voltado para os artigos