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Tecnologia está no centro da transformação do marketing e da propaganda

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Quatro forças impulsionarão o uso de dados no marketing digital e na propaganda, aponta relatório do Gartner.

A convergência da tecnologia de marketing (martech) com a tecnologia de propaganda (adtech), as técnicas de marketing acionadas por evento e em tempo real, a personalização e o uso de informações contextuais são as quatro principais forças que apontam para um futuro centrado em dados para os profissionais do segmento.

É o que aponta o estudo “Hype Cycle de Marketing Digital e Publicidade 206”, elaborado pelo Gartner, que revela as principais forças que estão impulsionando a evolução das tecnologias do setor de marketing e propaganda.

Neste ano, o Gartner uniu os hype cycles de marketing digital e de propaganda em um único relatório. Isso, segundo a consultoria, reflete a crescente necessidade dos profissionais de marketing considerarem as ferramentas de propaganda como parte integrante de suas principais tecnologias operacionais, em vez de segregá-las.

“Conforme os profissionais de marketing adotam estratégias orientadas a dados para melhorar a experiência do cliente por meio de conteúdo coerente e mensagens, e a publicidade utiliza práticas programáticas e lances em tempo real, os clientes esperam cada vez mais consistência e coordenação de todas as comunicações de marca. O marketing em tempo real e desencadeado por eventos é o principal foco para profissionais e anunciantes. Como todas as formas de marketing procuram mais eficiência e eficácia, a análise preditiva está rapidamente ganhando a atenção de profissionais de marketing mais experientes”, explica Mike McGuire, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

A seguir, o Gartner lista as principais forças tecnológicas:

A convergência de martech e adtech: Ambas apresentam uma crescente dependência de estratégias e táticas baseadas em dados. Em nível estratégico, essa convergência é o resultado do foco contínuo em fornecer experiências de clientes convincentes e de valor, independentemente do mercado, produto ou serviço. Categorias como plataformas de gerenciamento de dados, marketing analytics, automação de marketing e análise preditiva são cada vez mais compartilhadas em seus painéis de martech e adtech.

Técnicas de marketing em tempo real e acionadas por evento: O impulso para ser capaz de reagir em tempo real e levar o cliente ou perspectiva pelo caminho da compra e advocacia coloca o foco no mobile marketing e na análise preditiva.

Personalização: Perfis de tecnologia de personalização e personificação estão se desenvolvendo rapidamente. Os profissionais de Marketing têm buscado cada vez mais criar oportunidades individuais, equilibrando as preocupações dos consumidores sobre segurança e privacidade.

Informações contextuais: O uso de informações contextuais demonstrado pela utilização de dispositivos móveis por consumidores atuais e futuros, como o clima local ou a presença perto de um shopping ou de área de comércio, está impulsionando o interesse geral dos comerciantes para o marketing de proximidade, a Internet das Coisas (IoT) e os dispositivos vestíveis.

Fonte: ComputerWorld

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