Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Será que minha Internet está lenta? Como saber?

Informações do artigo

  • 79

Os arquivos do seu computador e os que pretende fazer downloads na internet são medidos em MEGABYTES, GIGABYTES, TERABYTES, mas as operadoras de telefonia fornecem o link de banda larga em MEGABITS, e como o nome MEGA é muito chamativo comercialmente, ele denota a idéia de grande quantidade.


O bit e 1/8 do byte (ou seja, 8 pedaços de um bit formam um byte, então o valor é oito vezes MENOR), sabendo disso meus caros, ao dividir o valor do link de conexão contratado por 8 temos como resultado a velocidade real que se pode navegar e sua taxa de download máxima, assumo que isso fica muito confuso de se assimilar, a pessoa pensa fielmente que está sendo lesada se decepcionando com o serviço, ter uma calculadora pra saber isso não seria uma preocupação inicial pra quem quer navegar na internet.

Por exemplo, o link de 512 kbps ou meio mega, se divirdirmos por 8 teremos um total de 64, então a taxa máxima de download que essa conexão vai chegar é 64kbps, esse valor máximo raramente se chega, e ao longo da leitura vão entender o porquê disso. Um link de 2 MEGA (2048 MEGAbits) equivale a 256 kbps sua taxa máxima de download.

Agora lembrando a conexão discada de 56kbps, máximo que ela chegaria seria 7 kbps, valor de sonho, quem como eu varava a noite navegando sabe o quão era difícil conectar a 4 kbps, 5 horas da manhã de domingo conectando a 6kbps.

Segue uma tabelinha de velocidade máxima atingida para servir de guia, como referência peguei os planos vendidos e a disposição em seus respectivos sites:

300= 37.5 kbps

500= 64.5 kbps

1 mega = 128 kbps

2 mega = 256 kbps

4 mega = 512 kbps

8 mega = 1024 kbps

10 mega = 1280 kbps

20 mega = 2560 kbps

A taxa de upload pelo que pesquisei não engloba esse cálculo de dividir por 8, os valores dependendo do link são fixos: 50, 100, 150, 300, 600, 900 kbps, quem tiver uma explicação melhor pra questão do upload por favor me reporte pra atualizar melhor essa parte, download traz arquivos pra você, upload manda os arquivos ok?

Agora que vocês entenderam na prática velocidades, não é porque um arquivo na internet tem 15 mega que eu com link de 2 megas baixaria ele em 7.5 segundos, 15 MB são 15728640 bytes numa conexão perfeita de 2 mega (256kbps) equivalente 4 a 5 minutos de download. (quem quiser depois falar o tempo correto nos comentários a vontade), espero que tenha desfeito essa confusão, é rápido mas não na velocidade da luz…rs, muitas pessoas se confundem nisso, acredito que agora não mais.

Fonte: Fórum Clube do Hardware

Menu voltado para os artigos