Recebeu SMS dizendo que seu cartão do banco foi bloqueado? Cuidado

Se você tem cartões do Banco Santander ou Banco do Brasil, fique atento(a). Um novo golpe via SMS já afetou mais de 33 mil pessoas desde a quarta-feira (18).

A fraude consiste no envio de links maliciosos para diversos números de celular com supostos comunicados oficiais dos bancos, com mensagens como:”Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado” e “Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou”, informou o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado em cibercrimes.

Uma vez que o usuário abre o link enviado, uma página é exibida com informações que induzem a vítima a digitar dados pessoas e bancários (como CPF e número do cartão de crédito). Além disso, é possível que fotos de tokens e cartões de segurança sejam solicitadas.

Outro forte indício de que se trata de um golpe é que o número do IMEI (uma espécie de RG do celular) também é exigido.De acordo com o DFNDR Lab, em posse desse código os criminosos podem clonar os aparelhos.

Dicas de segurança

Como prática para diminuir as chances de cair em golpes como esses, especialistas indicam:

– Mantenha o sistema operacional do celular sempre atualizado;

– Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis).Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Talvez seja interessante perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem;

– Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia;

– Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;

– Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc;

– Instale um bom antivírus e também o mantenha atualizado.