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Pesquisa revela como as empresas de TI usam marketing digital no Brasil

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Estudo feito pela Resultados Digitais e Rock Content analisa estratégias digitais de mais de 500 empresas e seu impacto nos negócios.

Marketing de conteúdo é cada vez mais importante para os resultados de negócios de empresas B2B no Brasil. A segunda edição da pesquisa Martech 2016, mostra que 50% das empresas que adotam práticas de Inbound Marketing para geração de demanda levam menos de 30 dias para o fechamento de vendas, contra apenas 17% das empresas que adotam a estratégia Outbound conseguem alcançar o mesmo resultado.

A pesquisa Martech 2016 traz um panorama inédito sobre o uso de estratégias digitais em mais de 500 empresas de tecnologia no Brasil. Desenvolvida pela Resultados Digitais e pela Rock Content com apoio da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a segunda edição da Martech traz informações sobre a adoção de estratégias de marketing e vendas, além dos resultados a partir de cada uma delas.

Neste ano, se destacam dados como modelo de aquisição de clientes, montagem de equipe, estratégias mais usadas para geração de Leads, estratégias de marketing de conteúdo, impacto de ações digitais nos negócios, processo de vendas, funis de conversão, além de tendências e previsões de investimento em marketing digital.

Para produzir a Martech 2016 foram entrevistados 517 profissionais (sócios, CEOs, gerentes de vendas e marketing) de empresas de todo o Brasil, entre os meses de julho e agosto deste ano. Os entrevistados pertecem a empresas de tecnologia de setores como Software e Cloud, Aplicativo/Mobile, Hardware, Telecomunicações e outros. A maioria das empresas entrevistadas tem até 100 funcionários e trabalha no modelo de negócios B2B.

Principais insights

Segundo o estudo, empresas que usam ferramenta de automação de marketing geram mais de 10x mais Leads do que as que não adotam o recurso, e tendem a se considerar mais bem-sucedidas em marketing de conteúdo. Cerca de 65% dos negócios que adotam uma ferramenta de automação de marketing conseguem qualificar seus Leads e identificar os prospects mais preparados para a compra. Entre quem não adota, esse percentual cai para menos de 15%.

Entre os entrevistados, 30% trabalham com Inside Sales como processo de vendas, 15% utilizam Self Service e quase 35% dos respondentes afirmaram ter mais de um processo em seus negócios.

Em 2015, cerca de 50% das empresas apresentaram blog como estratégia de geração de Leads. Em 2016 esse número aumentou para mais de 70% das empresas, mostrando que esse canal está em expansão.

A pesquisa completa está sendo lançada esta semana em primeira mão para os participantes do RD Summit (dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis). Após o evento, o estudo Martech 2016 será liberado gratuitamente na internet. Para receber o estudo, é preciso fazer um cadastro na página criada especialmente para a divulgação.

Fonte: ComputerWorld

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