Opera ganha bloqueio nativo contra sites com mineração de Bitcoin

A próxima versão do Opera vai ganhar um bloqueador nativo contra mineração de Bitcoin e outras criptomoedas. Presente na edição 50 beta RC do navegador, a novidade vai impedir que sites usem o seu processador e prejudiquem o desempenho do computador para conseguir moedas virtuais. O recurso chega semanas depois de diversas páginas, incluindo sites públicos, serem pegas com scripts de mineração sem avisar o internauta.

Batizado de NoCoin, o bloqueador de mineração do Opera vai funcionar junto com a ferramenta anti-anúncios nativa do navegador. Para ativá-lo, basta ir em configurações > Básico > Bloquear anúncios e ativar a opção “No Coin” na lista abaixo. Segundo a equipe de desenvolvimento, as páginas com os scripts serão bloqueadas de forma similar ao que acontece com as propagandas.

O Opera postou ainda um pequeno comparativo com o impacto do bloqueador no processador do usuário. Com a ferramenta desativada, é possível ver o CPU da máquina em 100% desde o momento em que a página é aberta até ela ser fechada. Já com o bloqueador ativado, há apenas picos de desempenhos ao entrar e sair da página.

Reprodução

Por enquanto, ainda não há uma previsão para que o bloqueador chegue à versão estável do Opera. No entanto, a edição beta RC lançada nesta quinta-feira, 21, é a última etapa antes que isso aconteça.