Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

O futuro do armazenamento de dados já chegou

Informações do artigo

  • 30

A tendência é cada vez mais as escolhas de TI afetarem os modelos de negócios de forma a diferenciar as empresas de seus concorrentes

A indústria de armazenamento está passando por um processo disruptivo afetando o uso de tecnologias tradicionais. As atuais demandas do mercado em tecnologias para cloud, Big Data e inteligência artificial requerem uma infraestrutura crítica de storage.

Fenômenos como Internet das Coisas (Internet of Things) e a evolução das tecnologias móveis e sociais estão fazendo com que a taxa de geração de dados cresça num ritmo extremamente alto. Dessa forma, tornam-se necessárias tecnologias com capacidade para atender a essa nova realidade.

Sistemas flash são uma excelente alternativa para quem busca velocidade. É uma solução muito concentrada e com baixo consumo de energia. Combinando isso com virtualização do ambiente de armazenamento, o resultado é uma maior utilização e eficiência, gerando importantes benefícios econômicos.

Atualmente, esses equipamentos são feitos para viabilizar tanto cargas de trabalho em nuvem quanto datacenters tradicionais. Os mais novos produtos foram criados para facilitar a administração dos negócios em ambiente de nuvem híbrida. Vale destacar também que os sistemas mais atuais estão vindo com uma interface extremamente amigável e fácil de usar.

A tendência é cada vez mais as escolhas de TI afetarem os modelos de negócios de forma a diferenciar as empresas de seus concorrentes. A decisão em armazenar dados em Flash pode gerar o ganho de performance e a economia de custos totais que as empresas precisam para ter vantagem competitiva. 

Com o mundo se digitalizando, as empresas que sairão na frente são as que souberem se diferenciar, usando todo potencial da análise de dados não estruturados, nuvem híbrida e algoritmos de inteligência. Para viabilizar isso, é preciso ter uma infraestrutura de armazenamento que suporte essas novas necessidades.

As transformações no mercado podem afetar as soluções tradicionais, mas representam uma grande oportunidade para as novas tecnologias. Alto rendimento, flexibilidade, segurança e economia de espaço são alguns dos benefícios das tecnologias de armazenamento do futuro, que já estão disponíveis e trazendo diferencial para as organizações.

*Edgar Santos é diretor de Storage da IBM América Latina.

Fonte: ComputerWorld

Menu voltado para os artigos