Novo golpe de WhatsApp promete maquiagem de O Boticário de graça

O novo golpe do WhatsApp com a falsa promoção de O Boticário está se espalhando rapidamente entre os internautas brasileiros. Prometendo um lápis de maquiagem da linha Make B, a mensagem leva os usuários a se cadastrarem em serviços de SMS pago e a baixarem aplicativos maliciosos para o smartphone. De acordo com o DFNDR Lab, mais de 500 mil pessoas foram impe

Um novo golpe do WhatsApp está circulando entre os usuários brasileiros nesta tarde de quinta-feira, 9. Prometendo brindes da empresa O Boticário, a armadilha pede para que os usuários respondam um questionário a partir de um link.

A mensagem recebida pela redação do Olhar Digital informa que O Boticário está dando um milhão de lápis delineadores da marca Make B como divulgação. O golpe diz ainda que basta que o usuário acesse um link para retirar o prêmio, sendo aberto à participação de homens. Na página, os golpistas pedem para que o internauta responda um questionário para retirar o prêmio.

Ao que tudo indica, trata-se de uma página voltada para o roubo de informações pessoais dos consumidores. O site encaminhado na mensagem simula o da promoção “Desejos de Make”, que já foi encerrada. No entanto, a farsa pode ser facilmente desmascarada por conta da má construção e por causa de o domínio do link ser “makesx” ao invés da marca “Make B.” ou o do próprio O Boticário, por exemplo. Outro ponto é a propaganda de uma empresa concorrente na página.

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Ainda não se sabe a extensão deste golpe e quais as informações buscadas pelos criminosos. No entanto, todo cuidado é pouco ao receber links suspeitos no WhatsApp.

Atualização – 10/11 às 12h12: Em resposta enviada à redação do Olhar Digital no fim da manhã de sexta-feira (10), O Boticário destacou que o link para a pesquisa “Desejo de Make” é falsa. A empresa orienta que os internautas não acessem o conteúdo para evitar danos aos seus equipamentos eletrônicos. Por fim, O Boticário esclareceu que “coloca à disposição todos seus canais de comunicação oficiais com o consumidor – site, redes sociais, telefone e lojas – para esclarecimentos sobre promoções válidas e informa que está tomando as providências cabíveis”.