Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Crimes digitais em alta

Informações do artigo

  • 28

Os crimes de internet crescem em ritmo forte no Brasil. Além disso, os relatos de ataques contra servidores de internet subiram 77% no terceiro trimestre deste ano.

Os crimes de internet crescem em ritmo forte no Brasil. É o que se constata os números da pesquisa conduzida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) divulgados nesta quarta-feira, 6. Os números obtidos no estudo foram cedidos por livre e espontânea vontade por usuários da web e administradores de rede.

O número de reclamações de usuários que alegam terem sido vítimas de phishing — crime no qual o hacker cria páginas idênticas a de bancos e sites de comércio eletrônico para conseguir dados bancários — subiu 150% no terceiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.

Além disso, os relatos de ataques contra servidores de internet subiram 77% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, notificações sobre cavalos de Tróia — vírus utilizado para furtar informações — diminuíram 36% no mesmo período analisado. Agora, ataques de phishing representam 49,40% dos crimes digitais, enquanto que os cavalos de Tróia são responsáveis por 48,79% das reclamações, que chegam a um total de quase 40 mil no terceiro trimestre.

Os números apontam uma mudança no tipo de crime digital que predomina a web no Brasil. Analista de segurança do CERT.br, Cristine Hoepers fala sobre a mudança: “É a primeira vez em nossa série histórica que relatos sobre phishing ultrapassaram aqueles relacionados a cavalos de Tróia, em números absolutos”.

 

Fonte: Link – Estadao

Menu voltado para os artigos