Impressoras 3D revolucionam construção criando casas em um dia

Empresa chinesa construiu dez casas em 24 horas, ao custo de US$ 5 mil por unidade, com concreto e fibra de vidro reciclados.

 

A chinesa Yingchuang New Materials Inc. é a primeira empresa do mundo a construir múltiplas casas simultaneamente utilizando impressoras 3D para fabricar paredes a partir da reciclagem de vários materiais, incluindo concreto e fibra de vidro.

Usando quatro gigantescas impressoras 3D, a empresa foi capaz de imprimir as paredes de dez casas em 24 horas, ao custo de US$ 5 mil por construção. As paredes das casas foram impressas e endureceram na fábrica e depois foram transportadas e montadas no seu local definitivo de assentamento, um parque industrial em Xangai.

As impressoras medem 40 metros de largura por 6 metros de altura e usam a mesma tecnologia de impressão fused deposition modeling (FDM) das impressoras 3D de mesa, que 'imprime' os objetos superpondo camadas de material líquido que são expelidas por um tubo, como se fosse pasta de dente. Usando um design CAD como um molde, um computador controla o braço da impressora que tem o tubo com o concreto líquido tratado com um endurecedor especial para que a camada anterior esteja sólida o suficiente para suportar o peso da nova camada.

A fábrica da Yingchuang e o seu centro de pesquisa, um edifício de 3 mil metros quadrados, também foi construído usando a mesma técnica de impressão 3D e, segundo o presidente e fundador da companhia, Ma Yihe, levou apenas um mês para ser montado.

A Yingchuang não é a primeira organização a usar impressoras 3D para construir casas, mas é a primeira a usar como matéria prima materiais reciclados de outras construções, como areia, concreto e fibra de vidro, o que torna o projeto altamente sustentável. A impressora levou 12 anos para ser criada

Nova tecnologia

Há alguns anos, os pesquisadores da Universidade Southern California demonstraram técnicas de impressão 3D para construir prédios inteiros em menos de um dia usando um método de extrusão robótica chamado Contour Crafting. Diferente da impressora 3D da WinSun que faz uma parede de cada vez, as impressoras Contour Crafting montam o prédio inteiro em um só movimento contínuo, por isso podem ser montadas no próprio terreno onde a construção vai ficar.

As impressoras podem até mesmo imprimir paredes de concreto reforçadas internamente para uma casa de 185 metros quadrados em menos de 20 horas. Essas impressoras de tamanho industrial podem ser customizadas no terreno da construção mesmo que a obra já tenha iniciado.

Esses equipamentos podem automaticamente embutir os conduítes para fiação elétrica, encanamento e sistemas de ar-condicionado nas paredes, assim como instalar sensores eletrônicos para monitoramento de temperatura do ambiente. Um equipamento com tecnologia de construção Contour Crafting é feito de uma armação de metal com um braço robótico e pesa cerca de 225 quilos. Ele vem em duas partes e pode ser montado rapidamente no terreno da construção.

Mais recentemente, o estúdio holandês de design Dus Architects construiu uma casa num canal em Amsterdam usando uma impressora 3D portátil inventada por eles e batizada de KamerMaker (RoomMaker, ou fazedora de salas).

Para construir a casa no canal, a Dus usou material termoplástico para imprimir peças medindo thermoplastic material to print pieces that measured about 1,8 m. x 1,8 m x 3,6 m de tamanho. As peças foram então montadas no local como se fossem blocos Lego.

Fotne: Idgnow