Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Hackers usam update para o Windows 10 como isca em golpe via email

Informações do artigo

  • 22

Em um post no seu blog, Cisco destaca tática usada por cibercriminosos em meio ao lançamento do novo sistema da Microsoft

Se você ainda está esperando pela sua reserva chegar à medida que a Microsoft libera o Windows 10, não podemos te culpar por ficar ansioso para colocar as mãos no novo sistema. Mas se você receber um e-mail te encorajando a fazer o upgrade do Windows 10, é preciso ser um pouco cuidadoso para não cair em um novo golpe de cibercriminosos.

Um post publicado no blog da Cisco destaca como criminosos estão se aproveitando do lançamento do Window 10 para enviar ransonware para os PCs de usuários. À primeira vista, os e-mails falsos parecem verdadeiros: a Cisco aponta que os golpistas estão alterando o endereço da origem do e-mail para parecer que ele foi enviado pela Microsoft. Além disso, o esquema de cores em azul e branco usado na mensagem corresponde aos tons adotados na campanha de marketing do Windows 10.

Por isso, a não ser que você olhe com cuidado, poderá ser enganado a pensar que o e-mail em questão é realmente da Microsoft.

Um arquivo .zip em anexo finge ser um instalador do Windows 10. Mas, segundo a Cisco, o anexo traz um ransonware chamado CTB-Locker que criptografa seus arquivos e exige um pagamento em 96 horas, caso contrário deixará seus arquivos criptografados para sempre.

Evite golpes

A Cisco recomenda que você mantenha um backup dos seus arquivos sempre – o que é algo que você já deveria fazer de qualquer maneira. Mas o ideal é evitar mesmo ser atacado por esse malware.

Em primeiro lugar, não clique em nenhum arquivo anexo que não estava esperando. E fique atento com links para downloads em e-mails. A Microsoft não está distribuindo o Windows 10 por meio de arquivos de e-mail ou links embutidos em mensagens.

Em vez disso, a sua cópia reservada do Windows 10 será automaticamente baixada para o seu computador nos próximos dias ou semanas, e você receberá uma notificação no PC quando for a hora de fazer a instalação.

Além disso, a Cisco aponta alguns problemas nos e-mails falsos que você pode ficar de olho, como erros de gramática ou caracteres repetidos e/ou com problemas.

Fonte:Computer World

Menu voltado para os artigos