Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

GUIA DO CAL

Informações do artigo

  • 73

Saiba mais sobre Cal de Acesso

Todos os computadores de sua rede local precisam de uma licença de uso. Para cada computador que opera como servidor, é necessário possuir uma licença de uso de servidor. E para que os demais computadores acessem legalmente os serviços de um servidor, é preciso adquirir uma CAL (Client Access License), ou Licença de Uso da Estação. Há também o termo CML (Configuration Management License), que é equivalente a uma CAL. Uma CAL não é um produto, e sim um documento legal que dá ao usuário o direito de acessar os serviços do software servidor. Veja a seguir qual é a modalidade de licenciamento que melhor se ajusta às necessidades da sua empresa.

Licenciamento por Estação

Com o licenciamento por estação, cada computador que acessa os recursos de um software servidor precisa de uma CAL, independentemente da quantidade de servidores existentes na sua rede. Por exemplo: se sua empresa possui 50 estações que utilizam o Microsoft Systems Management Server 2003 (SMS 2003), 50 CMLs de SMS 2003 são necessárias para que a base esteja devidamente legalizada. Dessa forma, essas 50 estações poderão acessar todos os servidores SMS 2003 que estiverem disponíveis em sua rede.

Licenciamento por Processador

Com o licenciamento por processador, a licença de uso do software servidor fornece também as CALs para todas as estações de sua rede. O número de licenças do software servidor que precisa ser adquirido é equivalente à quantidade de processadores que a máquina servidor possui. Por exemplo: se você deseja comprar o ISA Server 2004 e sua máquina servidor possui dois processadores, será necessário comprar duas licenças do ISA Server 2004 e automaticamente todas as estações já estarão legalizadas e licenciadas para uso.

Licenciamento por Servidor

Nessa modalidade de licenciamento, cada servidor de sua rede deverá ter uma licença de uso do software servidor em questão. Por exemplo: se a empresa quiser gerenciar seus servidores e aplicações com o Microsoft Operations Manager (MOM) 2005, uma licença de servidor MOM deverá ser adquirida para cada servidor que for gerenciado.

Verifique ainda hoje

Se você é da área técnica, verifique com o departamento de compras da sua empresa se as suas estações de trabalho estão licenciadas corretamente e, caso contrário, quais as melhores formas de fazê-lo. Se você é do departamento de compras, converse com a sua equipe de informática para verificar como estão sendo utilizados os produtos Microsoft e se estes estão licenciados apropriadamente.

Em qualquer caso, conte com a CITIS – revenda Microsoft para auxiliá-lo.

Licenciamento

Fonte: Microsoft

 

Menu voltado para os artigos