Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Google faz evento gigante de lançamentos e reafirma compromisso com o Brasil

Informações do artigo

  • 25

Empresa diz ter investido meio bilhão de dólares no país em três aos. Evento mostrou lançamentos globais, vários para a realidade brasileira.

O Google realizou nesta quarta-feira, 22/3, em São Paulo, o evento Google for Brasil para reafirmar o compromisso de investimentos no país (nos últimos três anos a empresa diz ter investido aqui meio bilhão de dólares) e anunciar uma série de lançamentos globais, vários deles criados para a realidade brasileira.

Em conversa com a imprensa, logo após o evento, Fábio Coelho, VP do Google Inc e presidente do Google Brasil, disse que o negócio do Google no país vem crescendo muito, motivo pelo qual a empresa pretende continuar investindo aqui nos próximos 4 anos, em projetos estruturantes que permitam que esse crescimento continue.

“Esta semana estamos recebendo 40 pessoas do Google Inc, das quais 17 vice-presidentes, que vieram conhecer um pouco as características do país e os hábitos dos usuários brasileiros, e modelar as soluções customizadas para cá, para áreas de baixa conectividade, com infraestrutura deficiente”, disse o executivo.

O Brasil é o único país fora dos Estados unidos onde o Google tem o ecossistema mais completo: um centro de engenharia, um Google Campus, um Youtube Space (serão dois em alguns meses) e um Partner Plex. A empresa também investiu em melhoria da infraestrutura de dados com a construção de um cabo submarino e não descarta a possibilidade de investimento em um datacenter local caso os negócios da Google Cloud cresçam no Brasil e esse investimento faça sentido para a estratégia da companhia. “Os investimentos do Google na América Latina vão sendo distribuídos pelos países a medida que a gente vai vendo oportunidades”, afirma Fábio Coelho.

Nosso país segue sendo o segundo maior mercado do YouTube no mundo, tanto em horas assistidas quanto em geração de receitas para os youtubers. Nos últimos dois anos, o número de desenvolvedores brasileiros no Google Play dobrou e o país já é o terceiro do mundo em número de downloads na loja.

Hoje a empresa fez 12 anúncios, no total, focados no país. Entre eles o do que a empresa diz ser sua maior doação para uma entidade brasileira focada em educação. A Google.org, vai doar R$ 15,1 milhões para a Fundação Lemann a fim de financiar um projeto, em conjunto com a Nova Escola, para ajudar a preparar professores brasileiros para a sala de aula do futuro.

Entre os produtos, também há recursos exclusivos para o país, alguns de disponibilidade imediata, outros com chegada prevista para até o fim do ano.

Novidades imediatas

O serviço de busca recebe hoje uma novidade: ao procurar por instituições, os resultados vão apresentar Posts na Busca com informações relevantes selecionadas pela própria entidade. Clubes e ligas de esporte, museus e instituições relacionadas a músicos e filmes podem fazer parte dos Posts na Busca — basta se inscrever para usar o recurso.

Posts são uma forma de oferecer aos usuários as últimas novidades de assuntos que os interessam de fontes verificadas. A novidade começa a valer no Brasil e nos Estados Unidos — com a exceção de músicos, que apenas poderão fazer Posts na Busca no Brasil.

Também a partir de hoje, e em no máximo uma semana, todos os usuários de dispositivos Android, poderão usar o recurso do Google Maps chamado Compartilhamento de local. Ele permite informar sua localização a amigos e familiares em tempo real. Você decide com quem compartilhar a informação e pode desligar o recurso a qualquer momento. Inclusive em deslocamento, mostrando a localização no percurso entre um ponto e outro. Com o Compartilhamento de Local, ficará mais fácil responder a perguntas como “que horas você chega?” ou “onde você está?”.

Além disso, depois do Uber e do 99, o Cabify também foi incluído como opção ao selecionar transporte privado no Maps.

Usuários do Google Fotos vão poder compartilhar e salvar suas imagens na nuvem em uma resolução mais baixa quando estiverem em uma conexão ruim, do tipo 2G. Quando a conexão for melhor, o aplicativo atualizará automaticamente as imagens em uma resolução mais alta.

Brasileiros usuários do Duo — e, em breve, usuários do mundo todo — poderão fazer chamadas de voz pelo app. E os usuários do Google Allo, o app inteligente de mensagens, poderão compartilhar documentos e outros tipos de arquivos, como pdfs, zips e mp3s, a partir das conversas no app.

Até o fim do ano

Será lançado por aqui o Waze Carpool, que permitirá conectar motoristas e possíveis caronistas de uma mesma comunidade, que tenham trajetos semelhantes entre a casa e o trabalho e vice-versa. O Brasil é o segundo país do mundo em usuários ativos mensais do Waze e São Paulo a cidade com o maior uso do app em todo o mundo.

E pequenas empresas ganharão um recurso exclusivo para o Brasil, por enquanto, já em teste por 50 mil estabelecimentos. Os donos desses estabelecimentos, assim como os profissionais liberais, poderão usar a plataforma Google Meu Negócio para criar um site personalizado e otimizado para celulares, e escolher o melhor jeito de os clientes entrarem em contato. Tudo de graça. Os sites aparecerão na Busca do Google e no Google Maps. Lembra das página Amarelas? Pois é…

E, em breve

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, deu ainda uma notícia para Youtubers cariocas. Está confirmada abertura do YouTube Space do Rio de Janeiro ainda este semestre. Está quase pronto. será uma área de quase 4 mil metros quadrados no Porto Maravilha.

E a empresa confirmou que brasileiros com smartphones Android Marshmallow ou Nougat poderão contar com o Google Assistente, em português, que usa nossos algoritmos inteligentes para simplificar seu dia a dia e saber, por exemplo, a hora de abrir o Waze automaticamente e pegar uma carona para voltar para casa.

Fonte: Computer World

Menu voltado para os artigos