Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Golpe tenta roubar informações de usuários da Apple

Informações do artigo

  • 60
  • Apple, Golpe, Roubo de Informações,

05Os usuários da Apple estão sofrendo tentativas de golpe através de um e-mail de phishing que tem o objetivo roubar dados do iCloud e Apple ID, como informações de cartão de crédito e acesso a câmera e microfone do dispositivo.

Os criminosos enviam um e-mail que simula as mensagens oficiais da Apple informando que a conta iCloud do usuário está bloqueada e alegando que informações do Apple ID foram utilizadas em um navegador desconhecido e que para desbloquear a conta no serviço de nuvem é preciso acessar um link.

Ao clicar no link, a pessoa é levada para a página de phishing, que se parece exatamente com a página oficial de login da Apple, na qual é solicitado a Apple ID e a senha para prosseguir. Depois disso, aparece uma outra página que pede ao usuário suas informações de cartão de crédito, incluindo nome do titular do cartão, número, data de validade, código de segurança e senha segura.

O usuário, então, precisa informar dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, país, estado, cidade, endereço, CEP e número de telefone. Em uma página seguinte, a pessoa precisa enviar uma imagem da carteira de motorista ou outro documento com foto – vale lembrar que o Facebook, por exemplo, exige um documento caso a conta do usuário seja bloqueada.

Caso a pessoa ignore essa última etapa, a página pede acesso à câmera e microfone do celular ou computador para poder identificar a pessoa. O Google Chrome já detectou o golpe e marcou a página como phishing, no entanto, os navegadores Firefox, Opera e Safari ainda não mostram mensagens de alerta aos seus usuários.

Para não cair nesse tipo de golpe, evite clicar em links suspeitos e confira se a página acessada possui o HTTPS ou cadeado verde, que indica que ela é segura.

Menu voltado para os artigos