Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Golpe no WhatsApp usa oferta falsa para enganar 8 milhões no Brasil

Informações do artigo

  • 29

Hackers prometem voucher de R$500 no Carrefour para enganar vítimas e infectar os seus smartphones.

Os golpes pelo WhatsApp estão ficando cada vez mais comuns no Brasil. E o mais recente, que promete um vale-compra falso do Carrefour, já enganou mais de 8 milhões de brasileiros, de acordo com a PSafe.

Segundo a empresa de segurança, o golpe pede para que o usuário participe de uma suposta pesquisa em troca do falso vale-compra de 500 reais da rede varejista. No entanto, quem clica no link em questão é enviado para uma página maliciosa, o que resulta na invasão do smartphone da vítima.

Como funciona

Na primeira parte, o usuário é convidado a responder quatro perguntas dessa suposta pesquisa, incluindo questões como “Você é um cliente habitual?”, “Você já resgatou cupons de desconto no Carrefour?”, entre outras. Depois, é solicitado que a pessoa compartilhe essa falsa pesquisa com 10 contatos no WhatsApp em troca do suposto voucher de 500 reais.

O funcionamento desse golpe é bastante parecido com um outro que virou notícia no Brasil há algumas semanas, mas que prometia um vale-compra de 500 reais para o McDonalds em vez do Carrefour.

Posição Carrefour

O Carrefour enviou o seguinte comunicado sobre o assunto. “O Carrefour informa que a página de promoções, brindes e vale-presentes, criada recentemente em nome da companhia, não pertence à empresa. Reforça que suas promoções são divulgadas exclusivamente por meio de inserções publicitárias ou por meio do site e dos canais oficiais nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e Youtube). A empresa, que avalia as providencias cabíveis, reitera ainda seu compromisso com os clientes e conta com a colaboração de todos para que quaisquer páginas ou perfis falsos, que usem indevidamente o nome da rede, sejam denunciados ao SAC (Serviço Amigo do Cliente) pelo telefone 0800 724 2822.”

Fonte: Idgnow

Menu voltado para os artigos