Falso e-mail dos Correios já infectou milhares de computadores brasileiros

Golpe é um caso clássico de phishing

Desconfie se um e-mail inesperado dos Correios chegar para você. Um malware que funciona em computadores que utilizam o português como língua está sendo distribuído por mensagens falsas dos Correios, que notificam as pessoas de uma tentativa de entrega malsucedida. Trata-se de uma tentativa de phishing, golpe em que o usuário é enganado por uma mensagem como a desse caso, que resulta na instalação de um arquivo malicioso no PC.

Se o usuário clicar nos links indicados pelo falso e-mail dos Correios, uma janela do navegador abrirá sugerindo o download de um arquivo do tipo ZIP. Se ele não for aberto, você ainda estará a salvo. Caso contrário, uma reação em cadeia será iniciada automaticamente, infectando o computador.

Pesquisadores da Trend Micro, empresa especializada em segurança cibernética, descobriram o malware e revelaram que mais de 450 empresas receberam esse ataque, que já afetou milhares de computadores. Eles apontaram que os criminosos utilizam componentes legítimos do Windows, o que dificulta o combate depois que o arquivo baixado for aberto.

A sugestão dada pela empresa para evitar cair em um golpe desses é, principalmente, ter atenção com os emails recebidos. A começar pela identidade e o endereço de e-mail, é possível notar anormalidades. Um endereço composto por uma série de números é um indicador de spam ou phishing, por exemplo.

Erros de português também são um indicador de golpe, especialmente se o e-mail em questão é de uma empresa como os Correios. O último conselho da Trend Micro é evitar clicar em links ou baixar arquivos, principalmente se o nome do link, ou o anexo que vier com ele, tiverem um nome ou endereço genérico.