Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Descubra se você precisa de um tablet ou de um notebook

Informações do artigo

  • 16
Com dezenas de configurações diferentes e finalidades parecidas, tablets e notebooks disputam o espaço deixado pelos antigos computadores de mesa.
Os tablets são a opção mais prática em termos de mobilidade, mas podem deixar a desejar em funções mais complexas. Notebooks são completos e se adequam a qualquer tipo de uso, porém costumam ser grandes e pesados.
 
Há ainda os híbridos – notebooks que viram tablet ou vice-versa – e os ultrabooks – notebooks mais leves e potentes.
 
Na maioria das vezes, não é preciso ter os dois tipos de aparelhos. O consultor de vendas da Apple Vagner Rossoni ressalta as vantagens do notebook para o trabalho e dos tablets para lazer e estudos. "Hoje em dia os aparelhos têm finalidades parecidas e são fáceis de usar em diversas situações.
 
Recomendo os notebooks e ultrabooks para trabalho e utilizações mais pesadas, que envolvem arquivos grandes e programas que exigem mais processamento. Os tablets são ótimos para lazer e atividades escolares. O iPad, por exemplo, é muito usado como ferramenta didática para crianças. E há também usos profissionais, como na área da saúde, com aplicativos específicos para cada necessidade".
 
A escolha entre um tablet ou notebook depende de suas tarefas diárias. Segundo o especialista em tecnologia José Lúcio Balbi de Mello "a necessidade de mobilidade, de armazenamento de dados e de processamento são os fatores que determinam qual o tipo de equipamento é mais adequado".
 
• Na hora de escolher, leve em conta sua rotina, seus costumes e afazeres diários
• Tablets são mais funcionais quando a mobilidade é essencial
• Notebooks são mais indicados para o uso de programas pesados, como Excel e Photoshop
• Híbridos e ultrabooks unem a praticidade dos tablets ao poder dos notebooks, porém sua capacidade de armazenamento ainda é reduzida
 
Tablet
 
O conceito tablet, popularizado com o Ipad da Apple, mescla a funcionalidade dos smartphones e grande parte dos recursos necessários de um computador. São encontrados com sistemas operacionais IOS, Android ou Windows 8, costumam variar em telas de 5 a 10 polegadas, com possibilidade de conexão via wi-fi e alguns modelos que aceitam chip como os de celulares e funcionam com conexão 3G.
 
As telas podem ser capacitivas, em que basta encostar o dedo para acionar os comandos e há melhor definição de imagem, ou resistivas, em que é preciso pressionar o dedo. Geralmente as telas capacitivas permitem múltiplos toques. Verifique também se o modelo escolhido por você oferece entradas e conexões para transferência de dados ou ligação com a TV.
 
Notebook
 
Se você precisa de uma grande capacidade de processamento de arquivos e não faz questão de um aparelho fácil de carregar, os notebooks são ótimas opções. As escolhas normalmente se resumem entre os sistemas operacionais Windows e Mac OS e configurações de memória e processamento. Nem sempre o mais caro é o necessário para você. Todos os modelos disponíveis no mercado permitem acesso à internet, criação de textos, planilhas e edição de imagens. Na hora de comprar, verifique a duração da bateria e se o teclado está em português, com a tecla Ç. Leitores e gravadores de CD, DVD e Blu-Ray são um recurso exclusivo dos notebooks.
 
Híbrido e ultrabook
 
Equipamentos híbridos e ultrabooks surgiram recentemente para tentar unir capacidade de processamento e mobilidade. "Os dispositivos híbridos são uma mistura entre notebook e tablet, com tela multitoque e armazenamento SSD, mais rápido do que um HD comum de notebook. Já os ultrabooks são um novo conceito em notebooks criado pela INTEL, são notebooks de alto desempenho e maior mobilidade, com duração de bateria de 5 horas ou mais e armazenamento de dados SSD", explica o diretor de TI Eder Murilo Onório.
 
A tecnologia de armazenamento SSD substitui o antigo HD nesses aparelhos. São mais silenciosos, velozes, leves, com baixo gasto de energia, porém sua capacidade de armazenamento ainda é baixa e seus custos, muito altos. 
 

Menu voltado para os artigos