Crianças compram itens em apps e causam rombo nos pais; saiba como prevenir

Má configuração de sistema operacional pode fazer crianças darem prejuízo para pais

Com a popularização de tablets e smartphones, é comum que os pais deem esses aparelhos aos seus filhos ou emprestem os dispositivos a eles. O problema é que qualquer vacilo pode fazer com que as crianças consigam uma dívida imensa na compra de aplicativos ou de itens dentro de programas ou jogos, caso não sejam feitas as configurações certas no smartphone ou no tablet.

O problema não está tanto em baixar aplicativos pagos, mas em programas gratuitos que contêm itens pagos. Esses softwares, geralmente, são os mais populares nas lojas de aplicativos e também os mais lucrativos. Fazem parte dessa categoria jogos como "Candy Crush", "Clash of Clans", "Marvel Torneio de Campeões", entre outros.

Veja a seguir como evitar compras dentro de aplicativos nos principais sistemas operacionais disponíveis no mercado:

Android 

No Android, além do bloqueio (descrito abaixo), os responsáveis podem comprar cartões vale-presente para serem utilizados em sua loja. De acordo com o Google, há opções de R$ 30, R$ 50 e R$ 100 e estão disponíveis em 2.300 lojas em todo o Brasil. 

Sempre pedir senhas para operações no Google Play

  1. Abra a Play Store e vá ao menu de opções (canto esquerdo superior).
  2. Selecione o item Configurações.
  3. Toque na opção "Autenticação necessária para fazer compras" e escolha "Para todas as compras feitas no Google Play neste dispositivo", que aparecerá em seguida

No Google Play, também é possível pedir reembolso de um aplicativo em até duas horas após a confirmação da compra. 

Reembolso de compra de app no Google Play

  1. Com a Play Store aberta vá ao menu opções (canto esquerdo superior) e escolha a opção "Meus Apps"
  2. Procure o aplicativo recém-baixado, neste caso o CamScanner, e clique sobre ele
  3. Basta clicar no botão "Reembolso" e depois confirmar que não quer mais o aplicativo.

iOS (iPhone e iPad) 

Em dispositivos iOS, há duas possibilidades: evitar qualquer tipo de compra dentro de aplicativo ou escolher uma opção que pede senha a cada tipo de operação dentro de um programa.  

Desativando compras dentro de app no iOS

  1. Vá ao menu Ajustes > Geral > Restrições
  2. Escolha a opção Ativar Restrições.
  3. Ele pedirá para você configurar uma senha de quatro dígitos para entrar nessa área. O objetivo dela é evitar que alguém acesse e remova as restrições. Por isso, é interessante usar uma diferente da usada para desbloquear o smartphone.
  4. Na sequência, vá até a opção "Compras dentro do app" e remova a seleção dele (item deve ficar cinza).

Sempre pedir senhas no iOS

  1. Vá ao menu Ajustes > Geral > Restrições. No item "Conteúdo permitido", escolha a opção "Ajustes de Senha".
  2. Marque a opção "Sempre Exigir". Dessa forma, para qualquer download ou compra dentro de aplicativo, o sistema operacional mostrará a opção de senha.

Windows Phone

O sistema da Microsoft recomenda que os pais configurem o "espaço das crianças" no Windows Phone, pois lá a criança terá acesso limitado a recursos do telefone. Por padrão, não é possível comprar aplicativos por lá. 

Configurando o Espaço das Crianças no Windows Phone

  1. Vá ao menu Configurações > Espaço da Criança
  2. Clique em ativar "Espaço da Criança" e toque no item "Aplicativos".
  3. Na sequência, os pais poderão configurar quais aplicativos estarão disponíveis para as crianças. Coloque os programas que achar conveniente
  4. Por fim, clique em "Iniciar o espaço da criança". Para sair, pressione o botão ligar/desligar do telefone.

Fonte: Bol