Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Conheça 8 mulheres que fazem a diferença no mundo da tecnologia

Informações do artigo

  • 50

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança no setor tecnológico, mas existem muitas profissionais que têm se destacado no setor e trabalhado para mudar o cenário e aumentar a presença feminina no mercado. Conheça oito mulheres que fazem a diferença no mundo da tecnologia:

Sheryl Sandberg – diretora de operações do Facebook

Sheryl Sandberg

Sheryl Kara Sandberg foi eleita em 2012 uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Ela trabalha como diretora de operações do Facebook desde 2008 e foi a primeira mulher a participar do conselho de administração da empresa. A profissional tem se destacado por seu trabalho para reduzir a desigualdade de gênero na tecnologia.

“Precisamos ajudar as mulheres a dominarem o poder que elas têm, aprender como negociar aumentos de salário e a receberem o pagamento que merecem.” Sandberg já trabalhou como vice-presidente de vendas globais e operações online do Google, e foi chefe de pessoal no Departamento do Tesouro norte-americano.

Susan Wojcicki – CEO do YouTube

Susan Wojcicki

Wojcicki trabalha no Google desde 1999, mas já passou por empresas como a Intel e a Bain & Company, uma consultoria de investimento. Na gigante de buscas, ela trabalhou em grandes projetos, como os primeiros doodles, o Google Imagens e ferramentas de propaganda como o Adwords e o AdSense.

Atuando como presidente do YouTube desde 2014, ela já foi citada como a pessoa mais importante da publicidade e é frequentemente listada nos rankings de mulheres mais poderosas do mundo. O interessante é que, mesmo tendo tirado cinco licenças-maternidade, a presidente não foi impedida de crescer na empresa.

“Eu entrei no Google quando estava grávida, então essa é a minha primeira associação. No segundo filho, trabalhei no time que criou o AdSense. Já no terceiro, na aquisição do YouTube. O quarto é no Double Click”, afirmou durante uma entrevista. O quinto filho nasceu mais ou menos na época em que ela foi nomeada presidente da plataforma de vídeos.

3

Meg Whitman – CEO da HP

Meg Whitman

Meg Withman já trabalhou na Disney e na Dreamworks e atua como presidente da HP desde 2011. Formada em Harvard e Princeton, ela é uma das pessoas mais ricas da Califórnia e já chegou a se candidatar ao governo do estado.

Uhairah Washington – Gerente geral da Uber

uhairah Washington

Zuhairah Washington é gerente geral da Uber e ajudou a implantar uma série de modalidades da plataforma em âmbito regional. Antes de entrar no setor de tecnologia, ela trabalhou na empresa de investimentos e empreendimentos imobiliários MacFarlane Partners. “A parte mais impactante do meu trabalho é capacitar as mulheres e comunidades minoritárias com oportunidades de empreendedorismo fornecidas pela plataforma Uber”, explicou.

Ginni Rometty- presidente da IBM

Ginni Rometty

Virginia Marie Rometty é a primeira mulher a comandar a IBM na história da companhia. Lá, ela trabalhou como vice-presidente, executiva de vendas, marketing e estratégia. A profissional é apontada como uma das responsáveis por encabeçar a estratégia de crescimento da empresa e colocá-la na era da computação em nuvem e do business analytics. “Nunca deixe alguém definir quem você é. Apenas você pode definir isso”, afirma.

Angela Ahrendts – vice-presidente de vendas da Apple

Angela Ahrendts

Angela Ahrendts é a vice-presidente de varejo da Apple desde 2014. Antes, ela trabalhou como CEO da grife Burberry e foi a primeira mulher a aparecer na lista de CEOs mais bem pagos do mundo. Em 2014, ela faturou mais de US$ 70 milhões, mais do que o CEO da Apple, Tim Cook.

Ruth Porat – diretora financeira da Alphabet

Ruth Porat

Ruth Porat é a responsável pelas finanças da Alphabet desde 2015. A profissional atuou como gerente financeira do banco de investimentos Morgan Stanley, onde trabalhou com empresas como a Amazon, o eBay e o Netscape.

Em 2013, ela foi convidada para ser vice-secretária do Tesouro dos Estados Unidos pelo então presidente Barack Obama. A proposta foi declinada, segundo ela, por ter “outros projetos para o crescimento profissional” em vista. Porat foi eleita em 2016 uma das mulheres mais poderosas do mundo.

Jasmine Lawrence – Gerente de programas do Xbox

Jasmine é gerente de programas da equipe do Xbox e também atua na direção de programação do HoloLens. Ela também é fundadora da Eden BodyWorks, uma marca de produtos para o corpo e o cabelo que lançou com 13 anos.

Fonte: Olhar Digital

Menu voltado para os artigos