Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Computador terá inteligência humana em 2029, diz engenheiro-chefe da Google

Informações do artigo

  • 38

Sim, aquela história de “Skynet está chegando” realmente já está um pouco saturada mesmo em tom de brincadeira. Porém, isso não significa que as inteligências artificiais e os avanços na área não estejam surpreendentemente avançados a ponto de agora existir até uma previsão sobre quando seremos igualados pelas máquinas.

E quem fez esse exercício de futurologia não foi qualquer um: trata-se do diretor de Engenharia da Google, Ray Kurzweil. Em entrevista durante um painel no SXSW, ele afirmou que 2029 é o ano em que os computadores terão uma inteligência igualada à dos humanos.

O prazo de que isso vá acontecer daqui a 12 anos é um dos mais próximos que um especialista já citou — e ele pode ter bons dados para isso, já que a Boston Dynamics (e seus assustadores robôs-animais) atualmente pertence à Google. Para você ter ideia, o físico Stephen Hawking só acredita que isso vá acontecer por volta de 2045.

Um otimista

Kurzweil ainda diz que não se preocupa com uma eventual revolução das máquinas ou escravização do ser humano, já que não existe uma espécie de líder. “Isso não é realista. Nós não temos uma ou duas inteligências artificiais no mundo. Hoje, temos bilhões”.

O engenheiro aponta ainda que as máquinas já estão até nos ajudando e tornando a humanidade mais inteligente de várias formas. “Elas podem ainda não estar dentro de nossos corpos, mas, lá por 2030, vamos conectar nosso neocórtex (a parte do cérebro em que se forma nosso pensamento) à nuvem. Nós seremos mais engraçados, melhores na música. (…) Vamos exemplificar todas as coisas que valorizamos em nós, humanos, um degrau acima”, explica.

Fonte: Tec Mundo

Menu voltado para os artigos