Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Sem Comentários

Conteúdo do artigo

Como garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados?

Informações do artigo

  • 570

Como você provavelmente já sabe, um dos bens mais importantes para as empresas é a informação. Ela é o motor que faz com que a companhia cresça e pode ser também o principal meio pelo qual uma empresa ganha dinheiro. Sendo assim, os cibercriminosos buscam comprometer a informação das empresas por meio de ataques, invasões em massa, até campanhas de ransomware que se renovam a cada semana.

Com o objetivo de proteger os dados corporativos de clientes, fornecedores de softwares de segurança e até cidadãos, implementam cada vez mais medidas de segurança para assegurar a informação. Obviamente, não é algo fácil de se realizar, e muitas vezes o principal problema é que é difícil de saber por onde começar: relevar as políticas de segurança, classificar a informação, educar os usuários, adquirir tecnologias, e essas são apenas algumas das ações.

Um bom ponto de partida seria se basear em alguma norma ou ainda alguma lei de proteção de dados pessoais. Hoje em dia, quase todos os países da América Latina possuem alguma lei de proteção de dados, ou ainda, está trabalhando para implementar uma. De modo geral, todas essas leis possuem os mesmos princípios e se baseiam em três aspectos fundamentais: garantir a confidencialidade, integridade e a disponibilidade dos dados armazenados. Dependendo do país, o que pode mudar é a penalidade que será aplicada caso algum incidente ou descumprimento em relação aos requisitos da lei. Elas podem ser desde multas financeiras, até condenações de prisão por parte do responsável da segurança dos dados, passando pela revogação de permissões para exercer alguma atividade específica.

Ainda com base nesses três pilares, muitas dessas leis não indicam especificamente como se deve garantir a confidencialidade, integridade ou a disponibilidade dos dados. Por isso, para ajudar a compreender melhor como cumprir com esses aspectos, nós da ESET temos algumas recomendações.

Como manter a confidencialidade dos dados?

Hoje em dia existem vários fatores que podem comprometer a confidencialidade. Mesmo existindo diversos tipos de ataques, todos possuem algo em comum: começa com um algum tipo de código malicioso, por isso é essencial contar com uma solução de segurança antimalware, que não detecte apenas códigos maliciosos de maneira tradicional, mas sim que também utilize tecnologias específicas para cada tipo de ameaça, seja ela conhecida ou desconhecida. As soluções da ESET contam com múltiplas tecnologias de detecção que nos permitem oferecer a máxima proteção para nossos clientes.

Outro método é através da ferramenta de DLP ou Data Loss Preventiona qual permite não só monitorar o que se faz com a informação e detectar um possível vazamento de dados, mas também aplicar políticas de segurança para definir como a informação pode e deve ser tratada.

Como garantir a integridade dos dados?

Integridade é ter certeza de que a informação não foi e nem será modificada por terceiros sem autorização, por exemplo, alguém mudar os resultados de um exame médico. Para garantir a integridade dos dados, é possível implementar soluções de controle de acessonão só para saber quem modificou determinada informação, mas também para garantir que a pessoa que acessou é realmente quem ela disse ser. Muitas vezes os administradores de sistemas somente conseguem ver um nome de usuário em um log, mas não têm certeza de quem está por trás de tal login.  

Como garantir a disponibilidade dos dados?

Para assegurar a disponibilidade dos dados é possível implementar soluções de backup e recuperaçãoque permitem não só realizar cópias de segurança, mas também recuperar a informação de maneira rápida e efetiva. É ideal contar com ferramentas que permitem definir quando, como e onde se devem armazenar essas cópias e também por quanto tempo devem ser armazenadas.

Essas são só algumas formas em que podemos implementar medidas de segurança e na ESET contamos com ferramentas para cada um desses pilares, vistos como essenciais para proteger a informação.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Menu voltado para os artigos

Vamos conversar pelo whatsapp?