Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Como agilizar o planejamento e otimizar o uso da Banda Larga nas empresas?

Informações do artigo

  • 42

Os gerentes atuais de redes estão diante de duas diretrizes comerciais conflitantes quando se trata de desempenho de rede. A primeira é garantir a entrega de uma experiência ótima da rede ao usuário final e a segunda é reduzir os custos operacionais. Para ajudar a enfrentar esses desafios, algumas áreas devem ser consideradas para que as empresas consigam agilizar o planejamento da capacidade e otimizar o uso da banda larga.

Com a rede sob uma tensão cada vez maior à medida que vídeo, VoIP, virtualização, VDI, sem fio, etc., lutam pela largura de banda, entender o momento e os motivos certos para aumentar o fluxo é essencial.
 
Entender os recursos da Banda Larga e os compromissos de desempenho é de extrema importância. O mau desempenho não significa necessariamente que a largura da banda não é suficiente. Saber como e por quanto tempo os links estão ocupados é essencial para avaliar a correlação entre a largura da banda e o desempenho. Links subutilizados podem drenar recursos da largura da banda consumindo um orçamento valioso que poderia ser alocado para outros links superutilizados. O estouro da rede é normal, é preciso apenas que seja dentro de limites apropriados.
 
Tentar detectar a superutilização da largura de banda pode ser difícil quando as ferramentas não são apropriadas para a tarefa. Visualizar uma tendência de longo prazo de uso achata os picos de alta utilização, o que oculta os verdadeiros problemas. As visualizações da utilização de picos mostram quando os links estão mais ocupados, mas não indicam por quanto tempo. Os totais de tráfego por dia, mês, etc., podem mostrar o crescimento geral, mas ignoram as diferenças entre as diferentes horas do dia. As perguntas-chave que devem ser respondidas são: O link foi superutilizado? Por quanto tempo? Por qual aplicativo? E por qual usuário final?
 
É preciso levar em conta o horário comercial. Embora um link de rede possa estar ocupado durante a noite ou no fim de semana enquanto backups e atualizações de software são realizados, poderia ser aceitável durante o horário comercial quando o pessoal está trabalhando. Não permita que os dados da noite e da madrugada obscureçam sua visualização de utilização. Contar com uma combinação de visualizações anteriores e de tempo real permite à TI ver o que está acontecendo mais rapidamente, resolver problemas com maior rapidez e passar eficientemente para iniciativas mais estratégicas.
 
Outro ponto que necessita ser entendido é se a largura da banda está sendo utilizada para a empresa. Há dois tipos de tráfego: comercial e recreativo. Evidentemente, o comercial tem prioridade, de forma que é importante saber por que um link está ocupado. Trata-se do uso de um aplicativo comercial? Trata-se da manchete do noticiário que todo o mundo está acessando em seus computadores? Mesmo que seja um aplicativo comercial que esteja causando congestionamento, esse aplicativo realmente precisa consumir tanta largura de banda? Ou trata-se de uma largura de banda que está sendo usada por velhos aplicativos inúteis que a TI precisa remover da rede? (Um design eficiente de aplicativos e a otimização da WAN também são exemplos de decisões estratégicas que deveriam ser consideradas juntamente com a abordagem tática das necessidades de largura de banda).
 
Agilizar a tarefa é fundamental. Com as redes crescendo rapidamente, a tarefa de entender quais links estão ocupados, quando e por que torna-se mais complexa e longa. O tempo necessário para realizar o planejamento da capacidade proativa é o motivo principal pelo qual a tarefa não é realizada. Não perca tempo observando todos os links que não requerem atenção. Focalize os poucos links críticos mais ocupados a maior parte do tempo. Use um sistema de alerta personalizado que possa mostrar quando a largura da banda atinge 80 por cento durante três minutos redondos e prepare-se para reagir.
 
O planejamento da capacidade e a otimização da largura da Banda Larga podem consumir tempo sem as ferramentas certas no lugar certo. Para ajudar os gerentes de rede a agilizar o processo e obter visibilidade completa em utilização, existem soluções adequadas que ao mesmo tempo monitoram o troubleshooting e o desempenho de redes e aplicativos. Siga essas dicas e procure por estas soluções que, certamente, otimizarão e muito o uso da sua Banda Larga.
 

Menu voltado para os artigos