Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Botão “não curti” do Facebook já virou isca para golpes online

Informações do artigo

  • 34

Como tudo que chama a atenção na internet, o já tão esperado botão “não curti” do Facebook virou isca para golpe.

Bastou Mark Zuckerberg anunciar que um novo botão além do “like” tradicional para começarem a pipocar os ataques que prometem acesso antecipado ao “dislike”.  

O site Snopes já relata alguns dos golpes mais clássicos, que pede que o usuário responda a um questionário prometendo uma recompensa, já está em vigor. A promessa, claro, é o acesso ao botão, mas é óbvio que a promessa não é cumprida. A única coisa que você tem a chance de ganhar é algum tipo de malware.  

Normalmente, este tipo de golpe normalmente tem o objetivo de coletar dados que podem ser vendidos para empresas, no melhor dos casos. No pior, o site tenta se passar pelo Facebook para infectar sua máquina com o objetivo de roubar dados mais sensíveis.  

O ícone ainda não existe, não há nenhuma chance de que qualquer um possa receber acesso antecipado, a menos que trabalhe no Facebook. E, além de tudo, ele não deve ser literalmente um “não curti”, mas algo como um “sinto muito”. Zuckerberg já ressaltou que a ideia por trás do botão era permitir a demonstração de empatia, algo que um joinha não faz muito bem. Portanto, não clique em nada que prometa acesso antecipado a um botão que não existe.

Fonte:Olhar Digital

Menu voltado para os artigos