Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Ataques Ransomware: Fique seguro com a Eset

Informações do artigo

  • 63
  • Eset, Ransomware, WanaCrypt0r,
  • Aplex

Na última semana, um gigantesco ciberataque afetou sistemas de diversas empresas importantes de 74 países do mundo, inclusive do Brasil. O WanaCrypt0r é um tipo de ransomware que limita ou impede aos usuários o acesso ao computador e seus arquivos e solicita um resgate para eles possam ser acessados de novo. Para não ser vítima deste ou de outros ciberataques, confira as informações úteis compartilhadas pela ESET sobre os  produtos que podem ajudar na detecção das ameaças.

Os produtos ESET detectaram a ameaça como uma variável do Win32/Filecoder.WanaCryptor e também detectou o que seria o vetor de propagação: o exploit EternalBlue, que aproveita as vulnerabilidades CVE-2017-0143, CVE-2017-0144 e CVE-2017-0145 corrigidas pela Microsoft na atualização MS-17-010  publicado dia 14 de março deste ano. No caso do exploit, os produtos detectam a versão filtrada do mesmo com o módulo Network Attack Protection, integrado na versão ESET Enpoint Security 6.x desde o dia 25 de abril deste ano. Portanto, os clientes que possuem as últimas soluções ESET, corretamente configuradas e em funcionamento, não devem ser afetados.

A ESET lembra ainda do papel fundamental do ESET LiveGrid durante ataques deste tipo, já que ele permite uma detecção antecipada destas novas variáveis, reduzindo de maneira considerável a brecha de tempo em que uma empresa pode ficar vulnerável.

É importante que, como parte da proteção, os usuários estejam alertas quanto ao recebimento de e-mails com arquivos anexos suspeitos e ainda com a navegação na internet.

 

Menu voltado para os artigos