Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

Alternativas ao Office: pacotes grátis substituem ferramentas do Windows

Informações do artigo

  • 52
Uma dúvida bastante frequente é sobre pacotes que possam substituir o Office, da Microsoft. Muitas pessoas precisam escrever textos e consultar planilhas, mas não querem ter de pagar para utilizar Word, Excel, PowerPoint. Na rede, há algumas alternativas ao Office – boa parte delas, gratuita. Abaixo, listamos três pacotes de aplicativos que podem substituir, e bem, as ferramentas da Microsoft.
 

Apache OpenOffice

Para quem já havia se acostumado ao falecido pacote de escritório gratuito BROffice.org, essa série de programas para o dia a dia pode ser um ótimo substituto. Trata-se do sucessor do OpenOffice.org. Ele conta com programa para criação e edição de textos, o qual permite executar, ao menos, as principais funções do Word. Tem ainda planilha e software de apresentações.
 
Ele roda em diversas versões do Windows. Do XP ao 7, em edições estáveis. No Windows 8, trata-se de um software para desktop, não um app.
O peso total é de 125 MB e pede Java para funcionar (se seu computador não tiver, o próprio pacote dá as instruções de como adquirir, gratuitamente, durante sua instalação).
 

LibreOffice

É uma espécie de inovação do OpenOffice.org, citado anteriormente. Possui ferramentas conhecidas para produção de texto, criação de planilhas e para desenhos.
É um programa gratuito que funciona em Windows XP, Vista, 2000, 7 e 8 (todas estáveis), além de Linux e Mac.
O tamanho do pacote, baixado via torrent, é de 205 MB e requer Java para funcionar. Oferece ainda uma versão portátil, que pode ser usada diretamente de pendrives.
 

Google Docs

Trata-se de pacote de escritório (Docs), que fica dentro do disco virtual (drive) do Google. Ambos são serviços gratuitos e online (dispensam download, mas é preciso conexão com a internet).
Basta abrir o navegador, entrar com seu login e senha do Google (pode ser com sua conta do Gmail ou do Orkut) e começar a produzir documentos e salvá-lo na internet.
Eles podem ser acessados de qualquer outro computador com acesso à web e são compatíveis com Word, Excel e outros programas de escritório.
 

Menu voltado para os artigos