Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

7 dicas para editar suas fotos em um smartphone Android

Informações do artigo

  • 27

Poucos sabem, mas o sistema da Google tem um kit bastante completo de ferramentas para edição de imagens. Veja como usá-lo.

Para muitos de nós nossos smartphones são o principal equipamento fotográfico. Usamos eles para fazer fotos, gravar vídeos e compartilhar nossas “obras” com o mundo. E embora a maioria das câmeras de smartphones faça um trabalho decente na hora de capturar uma cena, não faz mal saber usar um app para edição de imagens.
 
Você pode até baixar um app de terceiros como o Snapseed ou o Pixlr Express, mas se tem um smartphone Android recente (com a versão 4.0 ou superior) provavelmente já tem acesso a um bom pacote de ferramentas de edição integradas ao app Galeria (Gallery). Aqui estão sete dicas e truques úteis que irão ajudá-lo a tirar o máximo deste recurso que é pouco conhecido.
 
Clique no ícone dos círculos no canto inferior esquerdo da tela para entrar no modo de edição da Galeria
 
A maioria das ferramentas fica no modo de edição da Galeria. Para chegar a ele abra uma imagem, dê um toque sobre ela para mostrar as barras de ferramentas e dê outro toque no ícone com os três círculos no canto inferior direito da tela. 
 
Filtre suas fotos!
 
Você não precisa do Instagram só para aplicar filtros às suas fotos: o próprio Android tem tudo o que você precisa. Assim que você abre uma imagem no modo de edição vai automaticamente à tela Filtros, onde pode selecionar nove efeitos que darão à sua foto um ar “retrô”.
 
Estes são alguns dos filtros disponíveis
 
Você pode experimentar os filtros à vontade, basta tocar sobre um deles para ver uma amostra do resultado. Quando estiver satisfeito, clique no botão Salvar no canto superior esquerdo da tela.
 
Adicione uma borda
 
Agora que você aplicou um filtro, que tal levar a estética de “foto antiga” um passo além e adicionar uma borda? A galeria tem 11 delas à disposição, de opções “clean” e modernas a outras com um visual mais antigo. Para acessar a lista de bordas abra uma foto no modo de edição e toque no segundo botão na barra de ferramentas no rodapé da tela, o que se parece com um quadrado dentro de outro. Quando estiver satisfeito com uma borda, clique em Salvar no canto superior esquerdo.
 
Você pode até mesmo aplicar múltiplas bordas a uma imagem: basta aplicar a primeira, salvar, abrir o arquivo recém-salvo e aplicar uma outra. Assim é possível criar imagens com um visual único. 
 
Recorte sem dó
 
Se você é como eu, a galeria de seu smartphone deve estar cheia de boas fotos arruinadas por um dedão no canto da imagem. Felizmente o Android também tem uma ferramenta para recortes.
 
Abra uma imagem no modo de edição, clique no terceiro ícone no rodapé da tela e selecione a opção Cortar no menu. Arraste as bordas do retângulo branco para selecionar a área do corte, e se quiser fazer um corte em uma proporção específica, como 4:3 (a proporção tradicional de uma foto) ou 1:1 (a proporção quadrada do Instagram) clique no quadrado no canto inferior esquerdo da tela que diz Nenhuma.
 
Basta arrastar os marcadores para indicar a área a recortar
 
Depois de selecionar a área da imagem que quer manter, clique em Aplicar Cortar. Tudo o que estiver fora da área selecionada será descartado. Se estiver satisfeito com o resultado, clique em Salvar.
 
Endireitar e rotacionar
 
Aquela sua foto dos prédios em São Paulo ficou perfeita… exceto pelo fato de que o horizonte está torto? Não se preocupe, também é fácil corrigir isso.
 
No modo de edição clique no terceiro botão no rodapé da tela e selecione a opção Endireitar. Para ajustar a foto deslize o dedo para cima ou para baixo até que ela esteja alinhada do jeito que você quer. Clique em Aplicar Endireitar para confirmar a mudança. Note que ao endireitar uma imagem você acaba perdendo um pouco das bordas, então certifique-se de que não há nada importante por ali.
 
Fotos tortas? Nunca mais!
 
Para girar uma imagem o processo é parecido: entre no modo de edição, clique no terceiro ícone no rodapé da tela e em Girar. Nesse modo só é possível girar uma imagem em incrementos de 90 graus, basta deslizar o dedo da esquerda para a direita (ou vice-versa) sobre a imagem. Quando estiver satisfeito, clique em Salvar.
 
Ajuste as cores
 
Filtros não são para todos, e ainda há muita gente que faz questão de que suas imagens tenham cores precisas. O Android também tem ferramentas para isso, permitindo o ajuste de cor, brilho, exposição e mais. Abra uma imagem no modo de edição e clique no último botão no rodapé da tela, que tem um círculo com os sinais de + e -. Se você quer que o Android tente melhorar sua imagem sozinho, selecione Cor Automática na lista de opções e clique em Aplicar Cor Automática.
 
Mas se preferir, você pode mexer em cada ajuste individualmente. Selecione o item que deseja ajustar, como Nitidez, Contraste, Exposição, Curvas ou Saturação, entre outros, clicando nas miniaturas correspondentes no rodapé da tela, e então ajuste o controle deslizante até que o parâmetro fique a seu gosto. Clique em Aplicar para aplicar uma mudança, e em Salvar para salvar uma cópia da foto.
 
Usuários mais avançados contam até mesmo com uma ferramenta para o ajuste das curvas de cada canal de cor da imagem, da mesma forma que em editores de imagem avançados como o Gimp ou Photoshop.
 
Compare as mudanças
 
Arraste o dedo sobre a imagem para ver o "antes" (à esquerda) e o "depois"
 
Quer saber como as mudanças estão melhorando, ou piorando, sua foto? No modo de edição deslize o dedo horizontalmente sobre a imagem para abrir uma amostra com o “antes” e o “depois”. 
 
Desfaça as mudanças
 
Não tenha medo de brincar com as ferramentas de edição de imagens do Android. Se não gostar dos resultados você sempre pode retornar à versão original da foto, desde que não tenha salvo as mudanças.
 
O histórico lista as mudanças que você fez na imagem
 
Para desfazer a última ação clique no botão com os três pontos no canto superior direito da tela (ou pressione o botão Menu em seu smartphone) e selecione a opção Desfazer. Para voltar à versão original da imagem, selecione a opção Restaurar no mesmo menu. Para ver um histórico das mudanças que fez, clique em Mostrar histórico.
 
Fonte: IDGNow

Menu voltado para os artigos