Cabeçalho do site

Barra de acessos extras do site

Barra de acessos extras do site

English Português Español

Área de acessos a todo o site

Página de apresentação de um artigo

Banner do artigo

Conteúdo do artigo

5 TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA, SEGUNDO O COFUNDADOR DA APPLE

Informações do artigo

  • 32

Durante evento em São Paulo, Steve Wozniak revelou quais são as principais apostas tecnológicas dos próximos anos

Só a inovação me alimenta”, disse Steve Wozniak durante palestra da HSM Expo realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, na terça-feira. O parceiro de Steve Jobs na criação da Apple disse que passa boa parte de seu tempo livre em busca de novos gadgets. “Compro toda a tecnologia que posso. Adoro ficar testando as novidades em casa, descobrindo todas as possibilidades”, diz Wozniak, que hoje atua como cientista-chefe da Primary Data, empresa californiana que oferece soluções de armazenamento de dados. Durante o evento, ele falou sobre as cinco tecnologias que estão desenhando o futuro da humanidade.

1. Realidade aumentada

Faz tempo que essa tecnologia – que permite misturar imagens criadas por computador com o que vemos no mundo real – entrou no mercado, fazendo um enorme sucesso na área de games. Mas só agora, com headsets criados por companhias como Sony e Facebook, a realidade aumentada está ganhando o mercado. “São muitas as aplicações. A minha preferida e a educação – com os headsets, os estudantes podem visitar lugares onde nunca estiveram”, diz Wozniak. A tecnologia é a grande aposta da Apple, que deve incluir funcionalidades AR em seus próximos modelos de iPhone.

2. Inteligência artificial

“A AI tende a ganhar cada vez mais espaço em todas as áreas”, diz Wozniak. “Já existem aplicações na publicidade, no e-commerce, nas finanças, na mídia….” Mas isso não quer dizer que, no futuro, as máquinas vão dominar o mundo. Não é igual ao que vemos nos filmes. Somos nós que escolhemos as tarefas que as máquinas vão fazer. Elas não são capazes de se programar.

3. Machine learning

Nessa sub-área da inteligência artificial, o objetivo é fazer com que os computadores sejam capazes de tomar decisões a partir de dados complexos, sem que tenham sido programados para isso. Entre as aplicações possíveis, está o processamento da linguagem. “Eu quero que as máquinas sejam capazes de me entender como um ser humano faria. Quero ter uma assistente pessoal que antecipe o que eu quero ou preciso. Sinto que estamos cada vez mais próximos disso.”

4. Fintechs

Para Wozniak, esse tendência do mundo das startups está apenas no começo. “A evolução está sendo tão rápida que não temos como saber onde vai dar”, diz. “Veja bem, economia é a chave. Se você cria negócios que ajudam as pessoas a ganhar mais ou gastar menos, o mercado é seu.” Ele lembrou que a Apple antecipou a tendência. “O iPhone foi o primeiro celular a permitir o pagamento só com um toque na tela.”

5. Carros elétricos

“No futuro, todos os veículos vão ser elétricos – e compartilhados”, disse Wozniak. Na sua visão, isso ajudará a diminuir a poluição e o desperdício. “Pense nos milhões de carros parados por horas, todos os dias, enquanto você trabalha. A diminuição do número de veículos vai melhorar o tráfego e aumentar a qualidade de vida das pessoas.”

Fonte: RevistaPEGN

Menu voltado para os artigos